Como desenformar bolo quente ou frio sem sofrer, segredo de padaria

Sem dúvida, a parte mais frustrante de assar um bolo e não conseguir desenformar bolo quente ou frio. Na maioria das vezes, você acaba com uma bagunça presa e mutilada. Mas não precisa ser assim! Com um pouco de know-how, você pode desenformar qualquer bolo quente ou frio sem sofrer.

Se você já fez um bolo, conhece a sensação de excitação e pavor quando chega a hora de desenformá-lo. Emoção, porque você finalmente pode ver como ficou o seu bolo. Pavor, porque você sabe que há uma boa chance de acabar com um bolo quebrado se não tomar cuidado.

Continua Após a Publicidade

Felizmente, existem alguns truques que você pode usar para desenformar seu bolo sem sofrer. Se o seu bolo está quente ou frio, você pode usar essas dicas para tirá-lo da panela inteiro.

Como desenformar bolo quente ou frio

  1. Assim que tirar o bolo do forno, deixe ele descansar por pelo menos 10 minutos.
  2. Com um pano, pegue a forma, segure firme de ponta cabeça e comece a balançar de leve para cima e para baixo.
  3. Aguarde o bolo esfriar e com uma faca sem serra, passe pela lateral toda do bolo, com bastante cuidado para não cortar no bolo.
  4. Se for uma forma com furo central, passe a faca ali também.
  5. Segure a forma de novo e balance de leve para baixo e para cima, para que o bolo solte.
  6. Caso o bolo ainda não soltou da forma, bote uma faca na borda até que chegue no fundo, e incline a lâmina tente erguer o bolo com ela.
  7. Se o bolo ainda não soltou, então tente balançar ele novamente com cuidado para baixo e para cima.
  8. Por último, vire a forma sobre uma taboa, o bolo deve cair sozinho. Se isso não acontecer, talvez você não untou e enfarinhou a forma da maneira correta.

Você também pode gostar de: Brownie vegano fácil sem açúcar, impossivel de ressitir

Continua Após a Publicidade

Sofrimento

Enquanto desenformar um bolo é evitável com as ferramentas e técnicas certas. Para liberar um bolo quente ou frio do molde sem sofrer, comece passando uma faca ao longo da borda do bolo para soltá-lo. Em seguida, coloque um prato por cima do molde e inverta-o. Por fim, bata na parte inferior da forma até que o bolo se solte. Com essas dicas simples, você pode desenformar seu bolo sem dor ou sofrimento.

Continua Após a Publicidade

Dicas

Para desmoldar bolos Se o seu bolo está frio ou quente, essas dicas ajudarão você a desenformá-lo sem nenhum sofrimento.

Primeiro, certifique-se de que o bolo esteja completamente resfriado antes de tentar removê-lo da assadeira. Se estiver um pouco quente, pode grudar e ser difícil de remover de uma só vez.

Continua após a publicidade...

Use uma faca para soltar o bolo das laterais da panela. Passe suavemente a faca ao redor da borda do bolo até que ela se afaste das laterais de forma limpa. Você pode precisar fazer isso algumas vezes se o bolo estiver grudado teimosamente na panela.

Coloque um prato ou tábua de servir por cima da assadeira e inverta-o para que o bolo caia no prato ou tábua. Tenha cuidado ao inverter bolos quentes, pois, eles podem ser frágeis e quebrar facilmente.

Continua após a publicidade

Se o bolo ainda não ceder, coloque-o na geladeira por 15 a 20 minutos para esfriar e tente novamente.

Truques

Se você já fez um bolo, conhece a sensação de ansiedade quando chega a hora de desenformá-lo. O bolo vai grudar na panela? Isso vai se separar? Aqui estão algumas dicas e truques para desenformar bolos quentes ou frios sem sofrer.

Primeiro, certifique-se de que seu bolo esteja devidamente resfriado antes de tentar desenformá-lo. Se estiver muito quente, será provável que o bolo grude na panela. Se estiver muito frio, o bolo pode rachar quando você tentar removê-lo. Espere até que o bolo esteja um pouco mais quente do que a temperatura ambiente antes de continuar.

Continua após a publicidade..

Em seguida, passe uma faca ao redor da borda do bolo para soltá-lo das laterais da panela. Agite suavemente a panela para frente e para trás até que o bolo se solte e caia no prato ou na grade de resfriamento.

Se o bolo ainda estiver preso, tente colocar o fundo da panela em uma tigela com água quente por alguns segundos. Isso ajudará a soltar o bolo para que você possa removê-lo facilmente da panela.

Depois de remover o bolo da forma com sucesso, deixe esfriar completamente antes de glacê ou servir.

Veja também: Receita Macarrão com Camarão

Deixe um comentário